Hoje em dia está difícil escolher um bom candidato. Seja pra que cargo for. Existem os maus candidatos e é claro, existem os bons candidatos que são boas pessoas, têm bons projetos, boas intenções. Confesso que ainda não tenho opinião formada sobre nossos candidatos para as próximas eleições à prefeitura aqui na "terra que tem muito pinhão" e fico bem ressabiado com o que dizem em palanques, debates, horário gratuito, panfletos e sei lá mais o que. Alguns sabem bem como manipular a informação e conduzir seus eleitores medianos à falsa crença de que estará tudo melhor com ele no trono e outros mal sabem como se comportar diante de uma câmera...
Temos políticos com muita experiência e esperteza, outros com muita esperteza e experiência, além de um ou outro candidato bandido do colarinho branco, outro ou um bandido de nascença. Mas também existem os candidatos honestos e, pra completar a lista, tem aqueles que são os coadjuvantes da história.
Creio que Lauro Rodrigues, candidato a prefeito de Curitiba, entra na categoria dos coadjuvantes. Não sei quais as razões que o levaram a se tornar candidato, muito menos ainda o conheço, mas parece claro que suas chances de ser eleito são mínimas. E não deixa de ser interessante ver que cidadãos como ele tem coragem de "dar a cara pra levar bolacha" ainda que esteja no meio dos tubarões da política e nao tenha a experiência necessária pra lá estar. Dá pra discutir bastante sobre isso.
Lauro Rodrigues, meu caro, ainda não sei em quem votar e estou desprendido de qualquer paradigma nestas eleições (pelo menos por enquanto), posso votar em você como em qualquer um de seus concorrentes, mas preciso dizer uma coisa: Você é o candidato peculiar desta campanha. Só espero que nao me dê branco no dia de votar...
sábado, 9 de agosto de 2008
Dizaine brasileiro
Vou abrir este espaço pra uma crítica para o design dos carros nacionais. Tudo bem que temos que levar em conta a economia do nosso "pobre" país, mas os últimos lançamentos automobilísticos nacionais tem sido lamentáveis. Não tanto pelos ítens de conforto e segurança, onde "quase" sempre perdemos para os carros do primeiro mundo, mas principalmente pelo design dos nossos carrinhos. E inclusive tem montadora que "pega" carro de categoria inferior na europa e trás pra cá pra "enfiar" o dito cujo numa categoria brazuca superior. Triste isso viu...
Não quero levantar nenhuma crítica destrutiva, ainda mais levando em conta o que nossos profissionais da área de engenharia e design precisam fazer pra termos um produto razoável por aqui com pouca verba e algumas diretorias conservadoras, mas está dificil ver o que se lança no Brasiuiuiuiuiuil! Principalmente se você tem acesso aos lançamentos do lado de cima do equador. Não vou falar muito, vou mostrar algumas fotos e tire você mesmo suas conclusões.
Não quero levantar nenhuma crítica destrutiva, ainda mais levando em conta o que nossos profissionais da área de engenharia e design precisam fazer pra termos um produto razoável por aqui com pouca verba e algumas diretorias conservadoras, mas está dificil ver o que se lança no Brasiuiuiuiuiuil! Principalmente se você tem acesso aos lançamentos do lado de cima do equador. Não vou falar muito, vou mostrar algumas fotos e tire você mesmo suas conclusões.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Ad eternum, "ad internetum"
Noticia recente levantou a lebre que o Google anunciou ter atingido a marca de um trilhão de sites únicos. Alguém tem uma notícia mais recente sobre isso? Afinal de contas a informação urge e daqui a pouco serão dois trilhões de sites! Mas o fato é que vivemos um tempo de informação total. É uma verdadeira "abundância abundante" de informação.
A acessibilidade também tem melhorado muito. Até nossos celulares, que antes eram usados como comunicadores e fasers pelo capitão Kirk e o orelhudo Spok, hoje nos permitem acessar a web.
Colo abaixo, a quem interessar possa, uma matéria interessante sobre o assunto, extraída do site imasters.uol.com.br:
"O Google anunciou um trilhão de endereços únicos na web. Não se sabe se isso é verdade ou se o Google está jogando na retranca contra o atacante Cuil. Mas é um assunto que merece reflexão, principalmente do ponto de vista de conteúdo.
A internet promoveu uma difusão de informação que tornou o conhecimento instantâneo. Com ela saímos da era da escassez para a era da abundância das informações. Qualquer tipo de dado está cada vez mais acessível, pois além da inteligência dos sistemas, nossa comunicação se torna cada vez mais móvel com a utilização da internet também pelos aparelhos de telefone celular.
Ora, Marshall McLuhan, teórico e visionário das comunicações, dizia que o conteúdo de um meio é o usuário desse meio (o conceito é bem mais abrangente, mas precisamos somente dessa parte). Desse modo, o conteúdo da internet é vivo porque a todo instante sobe um novo conteúdo, que o usuário usa, destrói e reconstrói ao seu deleite.
As métricas de tempo de acesso e interesses dos usuários ditam as regras para a produção do conteúdo. Como o usuário lê, quanto tempo lê, como seus olhos percorrem a tela, quais são os assuntos mais procurados - são apenas alguns direcionamentos que guiam os webwriters na tarefa de oferecer mais com menos.
Os reflexos dessa dinâmica do conteúdo estão no Twitter. Mais do que um site de relacionamento, o Twitter demonstra claramente a demanda pelo "instantâneo" e "ágil" na comunicação entre os membros da rede. Com ele aprendemos a ser mais rápidos na comunicação, econômicos nas palavras e ainda podemos filtrar informação relevante: seguimos somente aqueles que achamos que têm alguma coisa interessante pra passar com 140 toques. Todo o conteúdo do Twitter é produzido pela sua comunidade. "O público é tanto o espetáculo quanto a mensagem", diria McLuhan.
E para onde vamos? Fazendo uma analogia tosca, podemos comparar o excesso de conteúdo do "um trilhão" ao malabarista de circo: se ele tem mais bolinhas, tem que permanecer menos tempo com elas nas mãos e ser mais ágil entre uma jogada e outra. A grande sacada será saber lançar as bolinhas de acordo com o peso dos interesses de cada um."
A acessibilidade também tem melhorado muito. Até nossos celulares, que antes eram usados como comunicadores e fasers pelo capitão Kirk e o orelhudo Spok, hoje nos permitem acessar a web.
Colo abaixo, a quem interessar possa, uma matéria interessante sobre o assunto, extraída do site imasters.uol.com.br:
"O Google anunciou um trilhão de endereços únicos na web. Não se sabe se isso é verdade ou se o Google está jogando na retranca contra o atacante Cuil. Mas é um assunto que merece reflexão, principalmente do ponto de vista de conteúdo.
A internet promoveu uma difusão de informação que tornou o conhecimento instantâneo. Com ela saímos da era da escassez para a era da abundância das informações. Qualquer tipo de dado está cada vez mais acessível, pois além da inteligência dos sistemas, nossa comunicação se torna cada vez mais móvel com a utilização da internet também pelos aparelhos de telefone celular.
Ora, Marshall McLuhan, teórico e visionário das comunicações, dizia que o conteúdo de um meio é o usuário desse meio (o conceito é bem mais abrangente, mas precisamos somente dessa parte). Desse modo, o conteúdo da internet é vivo porque a todo instante sobe um novo conteúdo, que o usuário usa, destrói e reconstrói ao seu deleite.
As métricas de tempo de acesso e interesses dos usuários ditam as regras para a produção do conteúdo. Como o usuário lê, quanto tempo lê, como seus olhos percorrem a tela, quais são os assuntos mais procurados - são apenas alguns direcionamentos que guiam os webwriters na tarefa de oferecer mais com menos.
Os reflexos dessa dinâmica do conteúdo estão no Twitter. Mais do que um site de relacionamento, o Twitter demonstra claramente a demanda pelo "instantâneo" e "ágil" na comunicação entre os membros da rede. Com ele aprendemos a ser mais rápidos na comunicação, econômicos nas palavras e ainda podemos filtrar informação relevante: seguimos somente aqueles que achamos que têm alguma coisa interessante pra passar com 140 toques. Todo o conteúdo do Twitter é produzido pela sua comunidade. "O público é tanto o espetáculo quanto a mensagem", diria McLuhan.
E para onde vamos? Fazendo uma analogia tosca, podemos comparar o excesso de conteúdo do "um trilhão" ao malabarista de circo: se ele tem mais bolinhas, tem que permanecer menos tempo com elas nas mãos e ser mais ágil entre uma jogada e outra. A grande sacada será saber lançar as bolinhas de acordo com o peso dos interesses de cada um."
"Desculpa eu?"
Nesta vida agitada, que tanto nos consome o tempo, exige nosso empenho, suga as energias, é o motivo maior do abandono "momentâneo" do meu blog. Nem pra mandar um comunicado me habilitei. Peço desculpas a todos, se é que alguém voltou a ver este blog... Lembro-me que li algo sobre Leonardo da Vinci. Ele comentou em seu leito de morte que admitia ter ofendido Deus e a humanidade por não desenvolver sua arte como devia. Ele disse isso porque durante sua vida, sua curiosidade muitas vezes o levou a atividades diversas como o estudo dos movimentos das marés do Adriático e o invento de sistemas de prevenção de deslizamentos de terra antes de pintar um altar, por exemplo. Vivia de obras incompletas...
Não sou Leonardo, nem muito menos tenho sua genialidade, mas com certeza devo desculpas a você, blogueiro de plantão, que curte, que viaja por blogs diversos, que entretêem (ah! temos mudanças nas regras ortográficas né, agora é entreteem). "Desculpa eu" galera!!!
Desculpas dadas, quero deixar um site e um blog de sugestão pra vcs (vai que eu entro em hibernação novamente). O site é o http://www.ted.com/. Este site reúne vídeos com pensamentos de vários pensadores e autores deste mundo terráqueo. Ciência, cultura, tecnologia, artes, negócios entre outros temas, são abordados nos vídeos ali coletados. O blog que deixo de dica é o http://www.brogui.com/. Este blog trata de assuntos variados, bom entretenimento rende uma visita a este blog. Dêem (deem) uma olhada lá.
Não sou Leonardo, nem muito menos tenho sua genialidade, mas com certeza devo desculpas a você, blogueiro de plantão, que curte, que viaja por blogs diversos, que entretêem (ah! temos mudanças nas regras ortográficas né, agora é entreteem). "Desculpa eu" galera!!!
Desculpas dadas, quero deixar um site e um blog de sugestão pra vcs (vai que eu entro em hibernação novamente). O site é o http://www.ted.com/. Este site reúne vídeos com pensamentos de vários pensadores e autores deste mundo terráqueo. Ciência, cultura, tecnologia, artes, negócios entre outros temas, são abordados nos vídeos ali coletados. O blog que deixo de dica é o http://www.brogui.com/. Este blog trata de assuntos variados, bom entretenimento rende uma visita a este blog. Dêem (deem) uma olhada lá.
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